Vídeo: Vendaval causa destelhamentos e assusta moradores no Oeste de Santa Catarina
Defesa Civil alerta para risco muito alto de vendavais, chuva intensa e queda de árvores entre esta sexta-feira e sábado.
07/11/2025 às 18h43Atualizada em 08/11/2025 às 15h06
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Rádio Fronteira Fm
O Oeste catarinense foi atingido nesta sexta-feira (7) por fortes tempestades que causaram destelhamentos, queda de árvores e danos em estruturas diversas casas. Cidades como Itá, Itapiranga e Dionísio Cerqueira registaram ocorrências.
Na localidade de Jorge Lacerda, em Dinosísio Cerqueira, por exemplo, cerca de 30 residências tiveram telhados arrancados, segundo a Defesa Civil, que acionou equipes do Corpo de Bombeiros (CBMSC) para atender os moradores afetados.
Em vídeos divulgados pelos moradores, é possível ver rajadas de vento tão intensas que balançam as janelas das casas, evidenciando a força do temporal.
Em Xanxerê, os temporais também causaram estragos em diversas partes da cidade, com rajadas de vento que derrubaram árvores, postes e estruturas metálicas. Moradores também relataram danos em telhados, fachadas e muros.
As fortes instabilidades chegaram às regiões do Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina no início da tarde e, conforme a Defesa Civil, devem se espalhar por todo o estado ao longo do dia, com maior intensidade entre o final da tarde e a noite.
O órgão estadual alertou para risco muito alto de destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, especialmente nas regiões do Grande Oeste e dos Planaltos. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h, acompanhadas de chuva intensa em curtos períodos e ocorrência de raios e granizo.
Segundo a Defesa Civil, o agravamento das condições meteorológicas está relacionado ao avanço de uma frente fria, combinada à formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil. O sistema já vinha sendo monitorado desde o início da semana, e o órgão reforça a necessidade de atenção redobrada da população.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, manter equipamentos elétricos desligados durante os temporais, não se abrigar sob árvores e acompanhar os boletins oficiais para atualizações sobre o avanço do sistema.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.