
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Blumenau vai debater na próxima segunda-feira (10), em reunião extraordinária, a possível terceirização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O encontro está marcado para as 14h30, na Sala das Comissões.
Em setembro deste ano, o AJ Notícias trouxe a informação de que a Prefeitura de Blumenau estava estudando mudanças no modelo de gestão do SAMU. Na época, em nota oficial, o município informou que estava realizando auditoria e estudos técnicos sobre a qualidade do serviço e a viabilidade econômica do atual modelo, mas que nenhuma decisão foi tomada até o momento.
"O objetivo é garantir que a população continue sendo bem atendida, com eficiência e qualidade, ao mesmo tempo em que se busca maior efetividade na gestão dos recursos públicos. Qualquer medida futura será pautada em análises detalhadas e na busca pelo melhor para a comunidade e para a sustentabilidade dos serviços de urgência e emergência do município", disse o comunicado.
A possibilidade de mudança gerou preocupação entre profissionais da saúde que atuam no serviço. Técnicos e servidores ligados à operação afirmam que não houve qualquer comunicado oficial da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde e questionam os impactos de uma eventual terceirização.
De acordo com a Câmara Municipal, para esclarecer o tema, foram convidados o secretário municipal de Saúde, Douglas Rafael de Souza; Lidiane da Fontoura Ferreira, representante da Diretoria de Assuntos de Saúde do SINTRASEB; e Cristiano José Lopes, técnico de enfermagem do SAMU. Eles devem apresentar dados, esclarecimentos e posicionamentos que ajudem os vereadores a avaliar os possíveis efeitos da terceirização para a população e para os servidores.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A Comissão de Educação é presidida por Professor Gilson de Souza (União Brasil), tem como vice-presidente Alexandre Matias (PSDB) e conta com a relatoria de Silmara Miguel (PSD).
A reunião será transmitida ao vivo, garantindo acesso à população, pela TV Legislativa de Blumenau — canal aberto 4.2, canal 14 da Net — e pelo YouTube da Câmara Municipal.
Obras de duplicação da BR-470 alteram o trânsito em Gaspar a partir desta sexta-feira
Câmara de Blumenau desiste de sede no Garcia e decide manter projeto no Centro Histórico
Ciclone extratropical deve provocar temporais e ventos acima de 80 km/h em SC
Mín. 23° Máx. 35°