
As obras de reforma da Ponte Santa Catarina, na rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, têm causado transtornos e prejuízos aos comerciantes da região. Segundo lojistas, a situação vem impactando diretamente o movimento e as vendas dos estabelecimentos próximos à obra desde setembro do ano passado.
Uma das comerciantes afetadas é Marlene de Oliveira, que afirma enfrentar dificuldades diárias para manter a loja em funcionamento diante da poeira gerada pela movimentação das máquinas.
“Está complicado aqui. É muita poeira, não sei mais como manter minha loja limpa, essa obra parece que não acaba nunca. Está todo mundo reclamando, todos estão indignados”, desabafou.
De acordo com a lojista, além da sujeira, o fluxo de clientes diminuiu, o que tem comprometido o faturamento.
“Nossas vendas caíram muito, estamos tentando sobreviver, mas não tem mais cliente. Ninguém mais quer passar aqui, com essa poeira e com a bagunça que está ali. Além disso, a mercadoria fica suja, você não consegue manter ela limpa”, afirmou Marlene.
Para tentar amenizar o problema, um caminhão-pipa tem passado algumas vezes ao longo do dia para molhar a rua e reduzir a poeira. No entanto, segundo os comerciantes, a medida não tem sido suficiente para resolver o transtorno.
Marlene gravou um vídeo onde é possível ver a poeira gerada no local da obra. Para diminuir os impactos, a comerciante mantém a porta do estabelecimento fechada e os manequins no interior da loja.
Veja o vídeo:
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Procurada pelo AJ Notícias, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Obras, informou que as obras de reforma da Ponte Santa Catarina, que começaram em janeiro de 2025, têm previsão de conclusão para o final do primeiro semestre deste ano.
Em nota, a secretaria destacou que realiza reuniões semanais com a empresa responsável pela execução dos trabalhos, com o objetivo de acompanhar o andamento da obra e buscar alternativas para minimizar os impactos no trânsito e na rotina de moradores, comerciantes e motoristas.
"Por se tratar de uma obra de grande porte, alguns transtornos temporários são inevitáveis, mas os serviços irão resultar em melhorias permanentes na mobilidade urbana e na segurança da população", explica a Prefeitura.
Mín. 19° Máx. 27°