
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu preventivamente, nesta quarta-feira (11), um homem de 63 anos suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres durante rituais religiosos em Gaspar, no Vale do Itajaí. A ação, batizada de Operação Santidade, contou com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Gaspar, o suspeito se intitulava líder religioso e aproveitava-se da vulnerabilidade emocional e da fé das vítimas para manipulá-las. Segundo a polícia, ele induzia as mulheres a praticarem atos sexuais com ele mediante fraude, configurando o crime previsto no Artigo 215 do Código Penal.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
As investigações sobre o líder religioso começaram ainda em 2024. No entanto, um novo inquérito foi instaurado em 2025 após diversas mulheres relatarem abusos com dinâmicas muito semelhantes.
Durante a apuração, os agentes descobriram que o homem já respondia a processos judiciais movidos por duas vítimas no estado do Paraná, também por abusos sexuais cometidos sob o mesmo pretexto. Diante do risco à ordem pública, o delegado Filipe Martins representou pela prisão preventiva, que foi acatada pela Justiça.
Além da prisão, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do investigado, onde o celular dele foi recolhido para perícia.
Encaminhamento: O suspeito foi levado ao presídio local.
Audiência de custódia: Deve ocorrer nas próximas 24 horas.
Prazo: A Polícia Civil estima concluir o inquérito em até 10 dias.
Mín. 23° Máx. 36°