
O sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau (Sindetranscol) emitiu uma nota de repúdio após uma funcionária da Blumob ser agredida por três mulheres no Terminal da Fonte, na noite desta quarta-feira (11). O ataque foi registrado em vídeo por passageiros.
Nas imagens, é possível observar as agressoras desferindo socos e empurrões contra a trabalhadora enquanto ela exercia suas funções. A confusão só foi interrompida após a intervenção de populares.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Segundo o sindicato, a vítima registrou Boletim de Ocorrência e passou por exame de corpo de delito. A entidade afirmou que está prestando suporte emocional e jurídico à funcionária e criticou duramente a segurança nos terminais.
Para o Sindetranscol, o atual convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que prevê rondas periódicas, é "insuficiente".
"A segurança do trabalhador não pode ser tratada como um custo descartável. Não aceitaremos que a rotina de agressões seja normalizada", diz trecho da nota de repúdio.
O Sindetranscol manifesta seu mais profundo repúdio à covarde agressão sofrida por uma trabalhadora do transporte coletivo de Blumenau nesta quarta-feira (11), no Terminal Urbano da Fonte.
No exercício de sua função, desempenhada com zelo e dedicação à comunidade, a trabalhadora foi surpreendida por três usuárias que, de forma injustificável e violenta, atentaram contra sua integridade física e emocional.A direção do sindicato mantém contato permanente com a trabalhadora, oferecendo todo o suporte necessário para este momento difícil. O Boletim de Ocorrência foi registrado e o exame de corpo de delito realizado. O caso agora seguirá sob investigação da Polícia Civil.
SEGURANÇA: RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO E DA EMPRESAAo mesmo tempo, cobramos da Blumob e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ações efetivas e imediatas.Não é de hoje que o sindicato defende e cobra a presença permanente de vigilantes nos terminais, o que inibiria casos como esse.O atual convênio com a Polícia Militar é insuficiente. Rondas esporádicas não garantem a integridade de quem está na linha de frente todos os dias. A segurança precisa ser contínua e preventiva.Lamentamos que este episódio seja apenas mais um capítulo de uma série de violências. O governo municipal opta pelo sucateamento do serviço público e pela priorização do lucro da empresa em vez de investir na segurança real de trabalhadores e passageiros.Nossa posição é clara: Não aceitaremos que a rotina de agressões seja normalizada. A segurança do trabalhador não pode ser tratada como um custo descartável.
Exigimos medidas concretas. Trabalhar com dignidade é um direito. Garantir essa dignidade é dever do município e da empresa.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) afirmou que está ciente do ocorrido e que "já está adotando as providências necessárias para o devido esclarecimento dos fatos". Veja a nota completa:
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que está ciente da situação e já está adotando as providências necessárias para o devido esclarecimento dos fatos.
A SMTT irá solicitar as imagens junto à concessionária Blumob e repassá-las à Polícia Militar, que dará sequência aos procedimentos de investigação do caso.
Mín. 23° Máx. 36°