
A Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) foi oficialmente reaberta em Blumenau na tarde desta quarta-feira (18) e já está em funcionamento. Com a retomada das atividades, o município volta a ser sede da central telefônica de emergências 193 para a região, ampliando a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
A nova base, que integra o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), será responsável por atender nove cidades do Vale do Itajaí: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
De acordo com o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini, a estrutura da central foi modernizada para atender à população.
"A infraestrutura da nossa Central foi aprimorada com até três consoles para atendimento, porém, em situações de normalidade, serão somente dois atendentes por turno de seis horas, com a possibilidade de ativarmos mais um console em casos de maior demanda pontual", explicou o comandante.
A confirmação do retorno da Central 193 foi dada no dia 5 de junho pelo comandante da corporação no Estado, coronel Fabiano de Souza, em entrevista ao comunicador Alexandre José para o AJ Notícias e o programa Tribuna do Povo da NDTV. Segundo ele, a medida tem como objetivo encerrar a "polêmica" envolvendo o serviço na cidade.
A reativação faz parte da estratégia estadual de descentralização. Agora, o Estado conta com nove centrais de emergência ativas: Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Curitibanos e uma unidade de apoio que será anunciada futuramente.
De acordo com o CBMSC, cada central é composta por bombeiros militares e comunitários treinados para prestar atendimento direto à população e oferecer as orientações necessárias em situações de emergência. Para garantir a excelência no serviço, os profissionais designados para atuar na central de Blumenau participarão do Curso de Atendente de Centrais de Emergência, previsto para o início do segundo semestre deste ano.
O serviço estava funcionando em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, desde julho de 2024. A volta da Central de Emergência foi confirmada em vídeo pelo próprio governador Jorginho Mello (PL) em 5 de fevereiro deste ano. O anúncio foi feito logo após o incêndio que destruiu um imóvel histórico na Rua XV de Novembro, que abrigava oito lojas.
A Central de Emergência funciona como uma base unificada para o atendimento das principais chamadas de urgência da população. A proposta é que, com equipes integradas em um mesmo local, o tempo de resposta seja reduzido e a comunicação entre os órgãos de segurança e saúde seja mais eficiente.
Ex-diretor do Samae de Blumenau e empresa são condenados por fraude em contratos públicos
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
Homem é preso por roubo após ameaçar vítima com garrafa quebrada em Blumenau
Mín. 21° Máx. 31°