
A volta da Central 193 do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) para Blumenau será antecipada.
A confirmação foi dada nesta quinta-feira (5) pelo comandante da corporação no Estado, coronel Fabiano de Souza, em entrevista ao comunicador Alexandre José para o AJ Notícias e o programa Tribuna do Povo da NDTV. Segundo ele, a medida tem como objetivo encerrar a "polêmica" envolvendo o serviço na cidade.
De acordo com o comandante, Blumenau será a sede da área de cobertura do DDD 47. Para melhorar e agilizar o atendimento, o Governo do Estado decidiu transferir as chamadas de emergência, que antes eram direcionadas a Balneário Camboriú, diretamente para o batalhão de Blumenau. Na prática, isso significa que, ao discar 193 na região, o atendimento será feito automaticamente pela central localizada em Blumenau.
"Vai voltar a ser como era antes da centralização em Balneário Camboriú. É claro que, no futuro, tudo será integrado com os demais órgãos de Segurança Pública. Mas, para acabar com toda a polêmica e o debate que existem na cidade, determinei que nossas equipes antecipem o retorno da Central 193 para o nosso quartel de Blumenau", explicou o coronel.
A previsão é que a mudança seja efetivada dentro de 20 a 30 dias.
“A partir de agora, nossas equipes técnicas iniciarão os trabalhos de adaptação tecnológica, telefonia, infraestrutura e operação. Acreditamos que, em cerca de 20 a 30 dias, a Central 193 esteja plenamente funcionando em Blumenau”, afirmou o comandante.
Ele destacou ainda que o Governo do Estado possui um projeto mais amplo de unificação dos números de emergência em Santa Catarina, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública. Apesar disso, o processo ainda está em fase de planejamento e deve levar algum tempo até ser concluído.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O coronel Fabiano também reforçou que a decisão de antecipar a transferência tem caráter estratégico:
“Essa mudança já estava prevista para o futuro, quando toda a área de cobertura do DDD 47, incluindo Balneário Camboriú, será atendida por Blumenau. Estamos apenas antecipando um movimento que inevitavelmente acontecerá em breve”, concluiu.
Veja o vídeo da entrevista
A volta da Central de Emergência
O serviço, que concentra os chamados de emergência do Corpo de Bombeiros (193), segue funcionando em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, desde julho de 2024. A volta da Central de Emergência foi confirmada em vídeo pelo próprio governador Jorginho Mello (PL) em 5 de fevereiro deste ano. O anúncio foi feito logo após o incêndio que destruiu um imóvel histórico na Rua XV de Novembro, que abrigava oito lojas.
Governador chegou a negar saída da Central
Na segunda-feira (2), durante passagem por Blumenau, o governador Jorginho Mello negou que a central tenha sido retirada da cidade:
“Nunca saiu de Blumenau, nunca esteve em Balneário Camboriú. Vamos aperfeiçoar. Tudo que está aqui vai continuar. Nada saiu e nada vai sair. Estamos melhorando com tecnologia: em vez de fazer na planilha, na mão, vamos fazer com sistema. E vamos disponibilizar para a rua as pessoas que estão atendendo o telefone”, disse o governador.
A declaração, no entanto, contradiz o próprio anúncio feito em fevereiro deste ano, quando o governador, ao lado do prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari (PL), e do ex-prefeito e atual secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt (PL), confirmou o retorno da Central de Emergência 193 para Blumenau.
Estrutura integrada
A Central de Emergência funciona como uma base unificada para o atendimento das principais chamadas de urgência da população. A proposta é que, com equipes integradas em um mesmo local, o tempo de resposta seja reduzido e a comunicação entre os órgãos de segurança e saúde seja mais eficiente.
Prazo para inscrições do Enem 2025 termina nesta sexta-feira
Rua Arnold Hemmer segue sem solução quase dois anos após deslizamento em Blumenau
Homem tenta fugir da polícia, cai em buraco, fica preso na lama e é preso com 25 kg de maconha
Mín. 18° Máx. 30°