
Em um movimento que reforça a rede de proteção às vítimas de violência, o Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas de Itajaí (Neavit) e o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação assinaram um protocolo de cooperação institucional. O acordo estabelece mecanismos de encaminhamento direto de vítimas, garantindo acesso mais rápido e qualificado aos serviços de acolhimento, orientação jurídica e apoio psicológico.
O coordenador do Neavit, Promotor de Justiça Cesar Augusto Engel, destacou que a iniciativa busca integrar esforços entre instituições públicas e sociedade civil.
Com a assinatura, o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação passará a encaminhar vítimas diretamente ao Núcleo, que atende casos de violência doméstica, crimes sexuais, racismo, intolerância religiosa, violência no esporte e outras situações que envolvam grave ameaça ou violação de direitos. Em contrapartida, o Neavit poderá direcionar pacientes para os serviços de assessoria jurídica gratuita e acompanhamento psicológico oferecidos pelo coletivo.
O documento tem caráter institucional e poderá ser replicado com outras organizações que compartilhem os mesmos objetivos, desde que sigam os critérios técnicos estabelecidos pelo Núcleo.
Sobre o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação
Fundado em 2018, o coletivo atua no Litoral Norte catarinense oferecendo suporte jurídico e psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica. Formado por mulheres que atuam em rede, o grupo busca promover empoderamento, proteção e cuidado às vítimas, fortalecendo a prevenção e a garantia de direitos.
Mín. 21° Máx. 36°