Pais de alunos da Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun, que fica na rua Garopaba, no bairro Água Verde, em Blumenau, estão preocupados com os problemas estruturais na unidade após a entrega da reforma e ampliação no início deste ano letivo de 2026.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Entre as principais queixas está o não funcionamento de aparelhos de ar-condicionado em algumas salas de aula. A situação ocorre em meio às altas temperaturas registradas na cidade, que se aproximam dos 40ºC.
Segundo Soraya Cavalcante, mãe de aluno, o problema já se arrasta há anos.
“É um absurdo, mais um dia sem ar-condicionado na sala do meu filho. Ele chegou na sala de aula, ligaram o ar, mas depois de um tempo parou de funcionar até o final da aula. Isso é um descaso. Um problema que vem se arrastando desde 2023 e não se resolve. Poderiam ter adiado as aulas, pois assim eles continuariam a obra e as crianças teriam um início de ano letivo com mais qualidade”, afirmou.
Outros pais também estão preocupados e citaram situações além da falta de climatização, como a falta de professores.
“Não é só o ar-condicionado o problema. Tem muito mais coisa, como a inauguração de uma obra inacabada, professores faltando. No primeiro dia de aula minha filha ficou duas aulas sem ter ninguém”, disse.
Segundo dados do Portal de Transparência de Obras Públicas de Blumenau, a reforma e ampliação da escola tiveram início em 8 de março de 2023 e foram entregues no primeiro dia letivo de 2026, em 4 de fevereiro. Porém, cerca de 90% dos trabalhos foram concluídos. O investimento foi de R$ 12,8 milhões. A obra contemplava pavimentação interna, muros de contenção e cercamento, rampa de acesso, ginásio de esportes com vestiários e um novo prédio com salas de aula.
A diretora da unidade, Mônica Beatriz Lunkmoss, informou que ainda restam “pequenos detalhes” para a finalização completa da obra, como instalação de drenos em algumas salas, ajustes no encanamento e pintura da quadra.
Em relação ao ar-condicionado, a direção afirmou que quatro das 23 salas de aula estão com os equipamentos sem funcionamento. Atualmente, a escola atende 1.173 alunos, do 1º ao 9º ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), confirmou que a reforma e ampliação foram entregues na abertura do ano letivo.
A secretaria informou que algumas salas estão com o ar-condicionado pendente de instalação e que a empresa responsável trabalha na regularização dos equipamentos ao longo desta semana. Não foi informado prazo exato para a conclusão dos serviços.