
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou nesta quinta-feira (29) uma operação para desarticular clínicas clandestinas de bronzeamento artificial em Indaial, no Vale do Itajaí. A ação combate o uso irregular de câmaras de radiação ultravioleta (UV), equipamento proibido no Brasil por risco à saúde.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Regional de Garantias de Blumenau, após investigação da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Indaial.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os procedimentos eram realizados dentro de casas, adaptadas exclusivamente para a atividade ilegal. O objetivo, de acordo com a investigação, era driblar a fiscalização sanitária, já que os responsáveis tinham ciência da proibição do serviço.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Durante as investigações, os agentes apreenderam câmaras de bronzeamento artificial, documentos, registros de clientes, produtos utilizados nos atendimentos e valores em dinheiro. O material será submetido à perícia técnica.
A apuração também identificou que os serviços eram divulgados nas redes sociais, com publicação de fotos de clientes, resultados dos procedimentos e imagens dos equipamentos utilizados.
O uso de câmaras UV para bronzeamento artificial é vetado pela Anvisa desde 2009, por aumentar o risco de doenças graves, incluindo câncer de pele.
A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária de Indaial. As investigações seguem em sigilo e podem avançar para identificar outros envolvidos.
Mín. 22° Máx. 29°