O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o mais grave da escala, para uma onda de calor que atinge Santa Catarina a partir desta terça-feira (3). O aviso indica situação de grande perigo e segue válido até sexta-feira (6).
Segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média para esta época do ano e devem persistir por mais de cinco dias consecutivos. Em Santa Catarina, as áreas mais afetadas serão as regiões Oeste e Norte do estado, onde o calor intenso pode trazer riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Ao todo, o alerta abrange mais de 500 municípios da região Sul, incluindo também áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná. A orientação é para que a população evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, mantenha hidratação constante e redobre os cuidados com a saúde.
Além da onda de calor, a previsão do Inmet para o mês de fevereiro indica que Santa Catarina deve registrar chuvas abaixo da média, o que pode intensificar a sensação de calor e favorecer períodos prolongados de tempo seco.
