
Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, declarou situação de emergência após ser atingido por um tornado no último sábado (8). O município se juntou a Dionísio Cerqueira e Xanxerê, que também foram atingidas pelo fenômeno.
A Defesa Civil estadual confirmou três tornados no Oeste catarinense durante a passagem no sábado (8) de uma frente fria combinada à formação de um ciclone extratropical em alto mar. No litoral, chuvas intensas chegaram a ultrapassar 120 mm em 12 horas.
O decreto municipal estabelece medidas emergenciais, incluindo a mobilização de órgãos municipais, convocação de voluntários e autorização para ações de urgência, como acesso a propriedades particulares em caso de risco iminente. O documento também permite a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços necessários à resposta imediata, e terá validade por 180 dias.
Segundo a Defesa Civil, os tornados provocaram destelhamentos, queda de árvores, danos a veículos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em Xanxerê, houve registro de tombamento de um ônibus, enquanto em Faxinal dos Guedes, árvores foram arrancadas e telhados destruídos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Meteorologistas explicam que a combinação entre a frente fria e o ciclone favoreceu a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical e ventos intensos, capazes de gerar tornados em áreas concentradas. Apesar da curta duração, os fenômenos deixaram destruição significativa, típica desse tipo de evento.
Além dos tornados, a região Oeste enfrentou tempestades com ventos acima de 80 km/h, granizo e chuva intensa, que causaram destelhamentos, quedas de árvores, danos em estruturas agrícolas e bloqueios de estradas. Em áreas rurais, galpões e estufas foram destruídos, prejudicando o trabalho de produtores locais.
Concessão do Biergarten de Blumenau é concluída e segue para assinatura de contrato
Câmara de Vereadores debate futuro do SAMU em Blumenau; entenda
MPSC garante ressarcimento de R$ 483 mil após contratações ilegais na URB entre 2003 e 2005
Mín. 18° Máx. 30°