
A partir desta sexta-feira (7), vão ser instaladas lombadas de borracha móveis em diferentes bairros de Rio do Sul, no Alto Vale. Os equipamentos, desmontáveis e de rápida implantação, oferecem uma alternativa mais econômica e prática às lombadas tradicionais de asfalto.
A primeira rua a receber a lombada móvel será a Heitor Largura, entre os bairros Fundo Canoas e Canta Galo. Em seguida, outros pontos contemplados incluem a rua Patrício Noveletto e a rua Clemente Demarch, na Barra do Trombudo, além da Estrada Geral Bom Fim.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, os conjuntos adquiridos permitem montar até 40 metros de lombadas, o suficiente para atender aproximadamente quatro ruas. Fabricadas em borracha vulcanizada, as lombadas são modulares, parafusadas ao pavimento e respeitam a altura regulamentar.
Entre as vantagens em relação às lombadas de asfalto estão a instalação rápida, a possibilidade de remoção e reaproveitamento, além de faixas refletivas e pontos de fixação para tachões, garantindo maior visibilidade em dias de chuva e à noite.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A implantação será acompanhada de sinalização de advertência, nivelamento do pavimento e cuidados com a drenagem para evitar acúmulo de água, além de posicionamento adequado, longe de curvas fechadas, esquinas e pontos de ônibus.
A medida busca aumentar a segurança viária e facilitar o controle de velocidade nas ruas da cidade.
Câmara de Blumenau desiste de sede no Garcia e decide manter projeto no Centro Histórico
Ciclone extratropical deve provocar temporais e ventos acima de 80 km/h em SC
Fotos: Filhotes de cachorro são encontrados abandonados em caixa de madeira em Gaspar
Mín. 18° Máx. 30°