
Letícia Zonta Madureira, modelo de 32 anos, natural do Paraná, viveu uma noite mágica no último domingo (26), quando, no Concurso da Realeza, foi eleita a rainha da 41ª Oktoberfest Blumenau, edição que acontece em 2026. Com muita emoção no Galegão, Letícia viveu um momento que ficará marcado para sempre, a realização de um sonho construído com amor pela cultura germânica e pela Oktoberfest.
No AJ Entrevista, a rainha da 41ª Oktoberfest fala sobre as motivações que a levaram a participar do concurso, o processo de preparação para a grande noite e as expectativas para o reinado que começa agora. Confira:
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Quais foram as motivações que te levaram a se inscrever no concurso e disputar a coroação de rainha da Oktoberfest?
Minhas motivações para participar do concurso surgiram das experiências que já vivi com a nossa festa ao longo dos anos. Já trabalhei na Oktoberfest e também faço parte de um dos grupos que desfila na Rua XV de novembro, o que me permitiu sentir intensamente a emoção de fazer parte dessa grande celebração.
Mas sem dúvidas, o amor que tenho pela nossa festa e por tudo o que ela representa para Blumenau é um dos principais motivos que me levaram a me inscrever. Além disso, vejo essa oportunidade como uma forma de me desafiar, crescer pessoalmente e representar algo que faz parte da minha história e da identidade da nossa cidade.
Como foi o processo de preparação para a noite da coroação, especialmente em relação à apresentação diante do público e dos jurados no Galegão?
Foram dias intensos de preparação, marcados por muito aprendizado, dedicação e emoção. Tivemos treinos de passarela e oratória, com o apoio de profissionais incríveis que nos ajudaram a crescer em cada etapa. A oratória sempre foi a parte mais desafiadora para mim, e para muitas meninas também, mas encarei esse desafio com foco e vontade de evoluir, porque sabia o quanto faria diferença no grande dia.
O que passou pela sua cabeça no momento em que ouviu seu nome ser chamado?
É difícil descrever o que senti naquele momento. Foram anos sonhando em participar do concurso e representar a nossa festa, e na minha última oportunidade, conquistar o título de rainha foi simplesmente indescritível. Foi um misto de emoções, a surpresa, a sensação de não acreditar que realmente estava acontecendo e, ao mesmo tempo, uma felicidade imensa por ver um sonho se tornando realidade.
Qual significado de representar Blumenau e a cultura alemã através do título de rainha da 41ª Oktoberfest?
Acredito que representar Blumenau e a cultura alemã como rainha da 41ª Oktoberfest é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra imensa. Carregar esse título significa valorizar e divulgar a história, as tradições e o orgulho de um povo que construiu a identidade da nossa cidade.
Quais são suas expectativas para vivenciar esse período e seus objetivos sendo a rainha da Oktoberfest?
Quero viver esse sonho intensamente e transmitir para as pessoas o que a Oktoberfest realmente representa: alegria, família, encontros e o orgulho de nossas tradições. Que todos possam sentir e aproveitar um pouquinho da nossa cultura e gastronomia!
Como tem sido lidar com a repercussão e o reconhecimento da família, dos amigos e também das pessoas de maneira geral desde a eleição?
Tem sido uma experiência muito especial! Estou recebendo tanto carinho, mensagens e gestos de afeto, até de pessoas que eu não conheço. É muito gostoso sentir esse reconhecimento e perceber o quanto as pessoas se envolvem e torcem junto.
Se pudesse resumir em uma palavra ou sentimento o que essa conquista representa para você, qual seria?
Realização.
Foram anos sonhando com esse momento, me dedicando e acreditando que, no tempo certo, tudo acontece. Ser rainha da Oktoberfest é a concretização de um sonho e a prova de que cada passo valeu a pena.
Agora com o título de rainha da Oktoberfest, o que você acredita que mudará na sua vida?
Tenho certeza de que essa vivência vai me fazer crescer muito, como pessoa, como mulher e como representante da nossa cidade.
Mín. 17° Máx. 30°