
Em Blumenau, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é mais do que uma instituição, é um espaço onde vidas ganham apoio, possibilidades e voz. Segundo Fabrícia Beretta Tomazoni Voltolini, atual vice-presidente e presidente eleita para o triênio 2026/2028, todos os dias, cerca de 800 pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou TEA encontram ali profissionais dedicados, projetos que estimulam autonomia e programas que despertam caminhos para o futuro.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Entre atendimentos regulados pelo SUS e iniciativas próprias, como o PROEP, programa de educação profissional com foco na inclusão no mercado de trabalho, a entidade segue unindo educação, saúde e acolhimento. A APAE Blumenau se mantém com esforço coletivo, eventos simples que viram grandes gestos, convênios públicos e a força de voluntários e empresas que acreditam no impacto social.
Quais são os principais serviços oferecidos atualmente pela APAE Blumenau?
A APAE atua nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.
Quantas pessoas são atendidas pela instituição e quais são os perfis desse público?
A APAE atendendo em média 800 pessoas com Deficiência intelectual, múltipla e TEA.
Como funciona o processo de matrícula ou encaminhamento para atendimento na APAE Blumenau?
Atualmente o acesso para a APAE Blumenau, é via SISREG, cesso regulado, encaminhado pela UBS e medico regulador.
Para os jovens entre 14 e 17 anos com deficiência intelectual associada ou não a outra deficiência, temos o PROEP, programa de educação profissional com foco na inclusão no mercado de trabalho. Para acessar este programa entre em contato com a APAE, que a entrada é diretamente com a Entidade.
Quais são os projetos ou programas mais recentes desenvolvidos pela APAE na área de educação especial?
Temos o PROEP, programa de educação para o mercado de trabalho. Programa de vivencias laborais. A APAE desenvolve projetos financiados pelo FIA, como Capoeira, robótica.
De que forma a APAE Blumenau se mantém financeiramente e como a comunidade pode contribuir?
A Apae realiza eventos como pastelada, feijoada, pedágio, rifa, bazares, para arrecadar recursos que contribuem para a manutenção dos serviços da Entidade. Recebemos algumas emendas parlamentares, que são destinadas para usos específicos tanto para custeio quanto para investimento. Atualmente a Apae tem convenio com a Fundação Catarinense de Educação Especial para a contratação de professores, com a Semudes para o serviço SEPREDI/Centro Dia.
Quais profissionais fazem parte da equipe multidisciplinar da instituição?
Fisioterapeuta, fonoaudiólogo , psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, odontologia, nutricionista. Contamos também com profissionais da Pedagogia, além dos motoristas, profissionais do setor administrativo, cozinha, serviços gerais, cuidadores, monitor de transporte escolar.
Quais são os principais desafios enfrentados pela APAE Blumenau atualmente?
Aumento considerável pela procura por atendimento na APAE, onde não conseguimos atender a todos, por questões diversas. Baixo recurso financeiro para livre demanda.
Como voluntários ou empresas podem se envolver com ações e campanhas da APAE?
Voluntários: participação nos eventos da APAE, como Pedagio. Participar do Grupo de voluntários da APAE, com mutirões de serviços que podem ser organizados com a APAE.
Empresas: doações de produtos que a Entidade necessita, apoiando ou patrocinando eventos da Entidade, doações para projetos direto para a OSC ou via leis de incentivo fiscal.
Mín. 18° Máx. 31°