Foi lançado em Brasília na última quarta-feira (27), o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), uma nova plataforma criada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública para ajudar na busca por pessoas desaparecidas em todo o Brasil.
O sistema reúne dados de todos os estados e permite o cruzamento de informações entre as polícias, agilizando investigações. O CNPD já conta com mais de 86 mil desaparecimentos registrados e 28 mil pessoas localizadas. Qualquer cidadão pode acessar o painel público, ver fotos e dados básicos dos desaparecidos e até enviar informações por e-mail ou WhatsApp.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Santa Catarina foi representada no evento pelo capitão da Polícia Militar Leonardo Baccin, que confirmou a adesão ao sistema. Ele destacou que o estado tem uma taxa de localização de desaparecidos acima da média nacional: em 2024, localizou 83% dos casos, enquanto a média do país foi de 64%.
Santa Catarina se destaca ainda por iniciativas como o SOS Desaparecidos, da Polícia Militar, e a coleta de material genético de familiares feita pela Polícia Científica. A Polícia Civil de SC também foi pioneira no uso do procedimento digital para investigações.
Atualmente, 12 estados já compartilham dados com o CNPD e outros 14, incluindo Santa Catarina, estão em processo de integração.
Gaspar dá início à 4ª Semana do Peixe com programação para valorizar setor e promover consumo local
Pichação em Blumenau terá multa e punições mais rígidas
Revogação de contrato compromete avanços no saneamento de Blumenau, diz BRK
Mín. 17° Máx. 24°