A Prefeitura de Blumenau suspendeu o edital nº 55/2025, que previa a contratação de uma nova empresa para serviços de manutenção e limpeza em espaços públicos. A abertura das propostas das empresas interessadas estava marcada para esta segunda-feira (28), mas foi adiada devido à suspensão do processo licitatório.
O edital havia sido publicado no dia 15 de julho e estava orçado em R$ 35 milhões. A licitação abrangia serviços como patrola, macadamização e recuperação de calçamento, e era dividida em três lotes, correspondentes às regiões do Centro, Vila Itoupava e Garcia.
"Todo serviço de manutenção da cidade está contemplado nesse contrato no valor de R$ 35 milhões ao ano. A verdade é que estamos nos antecipando. Não estamos sem o serviço, a manutenção continua ocorrendo com o contrato vigente. Antecipamos esse processo por precaução, justamente para evitar qualquer problema. Estamos trabalhando com tempo hábil, e o objetivo do contrato é facilitar a prestação de serviços pela prefeitura, garantindo uma entrega mais eficiente e de melhor qualidade à população", comentou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Blumenau, Daniel Hostin.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
De acordo com o secretário, a suspensão ocorreu para que a equipe técnica pudesse responder a um pedido de impugnação apresentado por uma empresa e esclarecer questionamentos feitos por outras interessadas.
A expectativa, segundo o secretário, é de que o "edital seja republicado nos próximos dias", após os ajustes necessários.
"A ideia é centralizar tudo em uma única empresa. Hoje, por exemplo, na prefeitura, uma empresa conserta a tubulação, outra faz a troca do tubo, uma terceira traz o maquinário para abrir o buraco e, por fim, ainda há outra responsável por fechá-lo. Isso atrasa o serviço e compromete a agilidade. Queremos mudar esse cenário e melhorar a eficiência do atendimento público", explicou.
Homem morre prensado por árvores em área de reflorestamento no Alto Vale
Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Gaspar, reinaugura campanário em agosto e sinos voltam a tocar
Vídeo: Trabalhador cai em vala de quatro metros e é resgatado pelos Bombeiros em Blumenau
Mín. 8° Máx. 20°