Os moradores do Distrito Belchior, em Gaspar, no Vale do Itajaí, estão em contagem regressiva para um momento especial: a reinauguração do campanário da Igreja Sagrado Coração de Jesus, onde os sinos voltarão a soar após mais de 15 anos em silêncio.
A cerimônia está marcada para o dia 17 de agosto, às 9h30, com uma missa especial celebrada pelo pároco Padre Rogério Rodrigues, seguida de uma feijoada no salão paroquial, anexo ao salão Harmonia. Os ingressos para o almoço custam R$ 50 e podem ser adquiridos a partir deste sábado (2) na secretaria da igreja, que fica localizada na Rua Bonifácio Haendchen, 4440, no Belchior Alto.
De acordo com relatos dos moradores, o campanário estava inativo há pelo menos 15 anos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A partir da reinauguração, os três sinos voltarão a tocar todos os dias, sempre ao meio-dia, às 18h e antes das missas, resgatando uma tradição antiga da comunidade católica local. Segundo o padre Rogério, toda a parte elétrica e de automação foi renovada, além de realizada uma limpeza completa. No momento, "as equipes finalizam a pintura da torre".
Para o padre Rogério, o retorno do toque dos sinos não é apenas simbólico.
“Isso é uma forma de resgatar as tradições e preservar a história do distrito Belchior. Os sinos são um patrimônio religioso histórico e há muitos anos os moradores pediam a volta dele, mas isso só foi possível agora, inclusive, graças a própria comunidade. Por isso faremos uma linda comemoração, com o objetivo de nunca deixar nossa história morrer”, destacou.

Leia mais notícias de Blumenau e região
CPI do Esgoto ouve ex-diretor do Samae em nova reunião na Câmara de Blumenau
Homem é preso após invadir ambulatório e quebrar porta de vidro no bairro Velha, em Blumenau
DNIT de Santa Catarina tem novo superintendente; saiba quem é