Santa Catarina encerrou os cinco primeiros meses de 2025 com um crescimento econômico de 6,1%, segundo dados do Banco Central, divulgados nesta quarta-feira (23). O desempenho coloca o estado na segunda posição no ranking nacional, ficando atrás apenas do Paraná, que lidera com 6,8%. A média de crescimento do país no período foi de 3,4%.
Os dados foram levantados pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O levantamento mostra como destaque os setores industrial, comercial, de serviços e turismo, que ficaram com desempenhos acima da média nacional.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A indústria catarinense cresceu 4,8% entre janeiro e maio, mais do que o dobro da média brasileira de 1,8%. Já o comércio teve alta de 7%, segundo o IBGE, enquanto o índice nacional ficou em 2,2%.
O setor de serviços também avançou em ritmo superior ao do restante do país: 5% em Santa Catarina contra 2,5% no Brasil. O turismo se destacou ainda mais, com crescimento de 11,1%, quase o dobro da média nacional de 6%.
No cenário nacional, além de Santa Catarina e Paraná, os estados com maiores taxas de crescimento foram Goiás (6%), Pará (5,6%), Bahia (4,3%) e Minas Gerais (3%). A expansão da atividade agropecuária, impulsionada por uma safra recorde de grãos, também foi fator decisivo para o bom desempenho de diversos estados.
Gaspar reforça segurança nas escolas e creches com novas tecnologias
'Morango do Amor': o novo queridinho da confeitaria impulsiona vendas e movimenta a economia local
Veículo tem pane, pega fogo e fica destruído em Gaspar; motorista escapa ileso
Mín. 13° Máx. 20°