No primeiro semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Gaspar, no Vale do Itajaí, colocou em prática algumas ações voltadas à segurança nas unidades de ensino do município. As medidas foram aplicadas em escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) com o objetivo de reforçar a proteção de alunos, profissionais da educação e demais frequentadores.
De acordo com a Prefeitura, foram instalados alarmes e botões de pânico em todas as unidades, além da retomada do serviço de monitoramento por câmeras, que opera desde abril com vigilância e sistema de alerta automático em caso de situações suspeitas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Também foram feitas melhorias na infraestrutura física. Ao todo, 11 unidades receberam cercas e concertinas, e outras passaram a contar com portões eletrônicos e sistemas de controle de acesso por tag ou biometria, permitindo mais controle sobre a entrada e saída de pessoas.
Para os próximos meses, a Secretaria Municipal de Educação planeja fazer a contratação de vigilantes presenciais para atuar nas escolas e CDIs. A medida está em fase de orçamento. Também está em andamento a licitação para a compra de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que deverão ampliar a capacidade de vigilância e prevenção nas unidades de ensino.
Moradores acordam com barulho e encontram porta em chamas em Timbó
Sul-Americana: brasileiros são eliminados e Grêmio tenta reação nesta quarta
Veículo tem pane, pega fogo e fica destruído em Gaspar; motorista escapa ileso
Mín. 13° Máx. 20°