As autoridades sanitárias de Santa Catarina aplicaram nesta quinta-feira (10) todas as medidas previstas para controle de um foco de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) identificado em uma criação de subsistência popularmente conhecida como “fundo de quintal” no município de Meleiro, no Sul do estado.
Equipes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão responsável pela defesa agropecuária estadual, estiveram no local para executar os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O caso não afeta a produção comercial de aves e não há riscos à saúde humana no consumo de carne ou ovos, segundo o governo estadual.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Além do foco identificado, a Cidasc começou a vistoriar granjas comerciais num raio de 10 quilômetros da propriedade afetada. A verificação se estenderá também a outras criações de subsistência da região, com apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
“Santa Catarina segue firme na proteção de sua avicultura, que é referência nacional e internacional”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Carlos Chiodini.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, reforçou que os produtores devem seguir as normas de biosseguridade para evitar a entrada do vírus nos planteis. Entre as orientações estão:
Restringir o acesso de pessoas ao aviário;
Manter telas íntegras para evitar a entrada de aves silvestres;
Evitar acúmulo de ração no chão;
Comunicar imediatamente casos de mortalidade acima do normal ou sintomas respiratórios/nervosos nas aves.
Suspeitas de casos podem ser notificadas pelo site bit.ly/SISBRAVET ou diretamente à Cidasc do município. O órgão reforça que o atendimento é gratuito e visa proteger toda a cadeia produtiva.
Santa Catarina segue sem registro de gripe aviária em granjas comerciais. O consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.
Caso de gripe aviária é confirmada em Santa Catarina
Ministério Público cobra novamente Prefeitura de Blumenau para fiscalização de ciclomotores
Polícia Militar bate recordes em apreensões no primeiro semestre de 2025 em SC
Mín. 14° Máx. 22°