O Governo de Santa Catarina está contratando mais de 10 mil câmeras de segurança para as escolas estaduais. A ação prevê a instalação de videomonitoramento e sensores de movimento em todas as unidades da rede estadual.
Segundo o governo, a instalação vai abranger as 1.038 unidades escolares da rede estadual. Além das câmeras, também está prevista a implementação de botões do pânico, que poderão ser acionados em caso de emergência.
A medida faz parte de um pacote de iniciativas do Estado voltadas à segurança pública e escolar, com o objetivo de identificar comportamentos suspeitos, coibir ações criminosas e garantir um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Atualmente, as escolas catarinenses já contam com diversas medidas de segurança, como a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar, vigias terceirizados e o programa Escola Mais Segura, que prevê a atuação de policiais dentro das unidades.
Outras ações incluem o treinamento do Protocolo FEL (Fugir, Esconder, Lutar), aplicado pela Polícia Militar, e a implementação do Protocolo Presente, desenvolvido pela Polícia Civil com base em estudos realizados nos Estados Unidos e Israel.
Além dos recursos de IA para detecção de humanos e veículos, reduzindo falsos alertas e aumentando a eficiência da vigilância, as câmeras de alta definição também permitem buscar objetos específicos nas imagens, como mochilas e bicicletas. Outra funcionalidade das câmeras é o LED infravermelho, que permite melhor desempenho em ambientes com pouca luz.
Mín. 14° Máx. 22°