
O número de procedimentos bariátricos na rede estadual de saúde de Santa Catarina atingiu 2.228 em 2025, seis vezes mais do que os 343 registrados em 2022. Conforme o Governo Estadual, foram 410 cirurgias em 2023 e 834 em 2024. Ao mesmo tempo, a expansão da rede de atendimento, que passou de seis para nove hospitais, ampliou o acesso de pacientes de todas as regiões do estado.
Entre os hospitais que realizam os procedimentos estão unidades de referência como o Hospital Santo Antônio, em Blumenau; Hospital Geral Tereza Ramos, em Lages; Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José; Hospital Universitário, em Florianópolis; e outros centros recém-incorporados à rede, como Hospital Dom Joaquim, em Sombrio; Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra; e Hospital São Miguel, em Joaçaba.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Rui Celso Vieira, a cirurgia bariátrica é indicada apenas após pelo menos dois anos de tratamento clínico sem sucesso. Além da perda de peso, o procedimento ajuda a reduzir doenças metabólicas, hipertensão e problemas articulares, trazendo melhora significativa na qualidade de vida.
A obesidade é uma doença crônica que afeta pessoas de todas as idades e pode gerar complicações graves, como diabetes, doenças cardiovasculares e problemas articulares, se não houver acompanhamento adequado. A rede estadual de saúde oferece atendimento completo, desde a Atenção Primária à Saúde até a especialização hospitalar, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo para os pacientes que necessitam do procedimento.
Mín. 22° Máx. 40°