
Eleitores e eleitoras que pretendem participar das Eleições Gerais de 2026 devem ficar atentos ao calendário da Justiça Eleitoral. O prazo final para emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados pessoais ou regularização de pendências termina no dia 6 de maio.
A data limite ocorre porque a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Como o primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro de 2026, o sistema será bloqueado para novas alterações logo após o prazo de maio.
Emissão do 1º título: Incluindo jovens que completarão 16 anos até a data da eleição.
Transferência: Mudança do domicílio eleitoral para a cidade de residência atual.
Revisão de dados: Atualização de nome social, estado civil ou correção de dados.
Regularização: Quitação de multas por ausência em eleições anteriores.
Para quem já possui a biometria cadastrada, os serviços podem ser realizados de forma totalmente online, através do Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-SC. Já quem vai tirar o documento pela primeira vez ou ainda não coletou as digitais precisa comparecer presencialmente ao cartório eleitoral mais próximo. O órgão recomenda o agendamento prévio para evitar filas.
A Justiça Eleitoral catarinense projeta um volume recorde de atendimentos devido ao crescimento demográfico do estado. Com uma população estimada em 8,1 milhões de habitantes, Santa Catarina possui atualmente 5,5 milhões de eleitores aptos.
A estimativa é que até 1,1 milhão de novas pessoas passem a votar no estado em 2026.
Mín. 22° Máx. 40°