
O eleitorado brasileiro cresceu ao longo de 2025 e superou a marca de 155 milhões de pessoas aptas a votar. Segundo dados das estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total de eleitoras e eleitores passou de 154,29 milhões, em maio, para 155,38 milhões em dezembro um aumento de mais de 1,09 milhão de registros no período.
De acordo com o TSE, o crescimento foi impulsionado tanto por novos alistamentos quanto pela regularização de títulos eleitorais. A expansão ocorre após a atualização cadastral realizada no primeiro semestre do ano, quando títulos de eleitores que não votaram em três eleições consecutivas foram cancelados. Desde então, houve retomada gradual do cadastro, com retorno de parte desse público à condição de eleitor apto e a entrada de novos eleitores.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Todas as regiões do país registraram aumento no eleitorado entre maio e dezembro de 2025. O Sudeste liderou em números absolutos, com mais de 370 mil novos eleitores, seguido pelo Nordeste (251,7 mil) e pelo Sul (153,2 mil). O Norte teve acréscimo de 134,6 mil registros e o Centro-Oeste, 130,1 mil. O eleitorado no exterior também cresceu, com mais 51,8 mil pessoas aptas a votar.
O cadastro biométrico também avançou no país. No período, mais de 2,7 milhões de novos registros biométricos foram incorporados ao sistema eleitoral. O Sudeste concentrou o maior crescimento, com 1,35 milhão de novos cadastros, seguido pelo Nordeste (668 mil) e pelo Sul (276,4 mil).
A análise por faixa etária mostra que o crescimento foi mais expressivo entre eleitores mais velhos. As maiores altas ocorreram entre pessoas de 65 a 69 anos, 45 a 49 anos e 75 a 79 anos faixa em que o voto é facultativo. Já por gênero, o avanço foi equilibrado: o eleitorado feminino cresceu em 548,4 mil pessoas e o masculino em 546 mil.
Os serviços de alistamento, transferência de domicílio e regularização do título podem ser solicitados até 6 de maio, tanto presencialmente nos cartórios eleitorais quanto pela internet, no Portal do TSE. O prazo corresponde a 151 dias antes das eleições, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro.
Mín. 22° Máx. 40°