
O programa Biblioteca Ambulante, um dos projetos de incentivo à leitura mais tradicionais de Blumenau, retoma as atividades na próxima segunda-feira (23). A bordo de uma Kombi personalizada, o projeto visitará oito escolas isoladas do município em sua primeira semana de operação no ano letivo.
Fruto de uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Educação, a iniciativa foca em unidades de ensino localizadas em regiões periféricas ou rurais, garantindo que os alunos tenham acesso facilitado a empréstimos de livros, contação de histórias e literatura.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Fundada em julho de 1977, a Biblioteca Ambulante de Blumenau foi a primeira do gênero em Santa Catarina. O projeto foi idealizado pelo professor José Ferreira da Silva e, há quase cinco décadas, mantém o objetivo de descentralizar o acesso à cultura.
“O veículo personalizado é aguardado com muita alegria por todos. Ele leva até os alunos histórias e livros para empréstimo, compartilhando conhecimento com as crianças que ficam mais longe da região central”, destaca a gerente da biblioteca, Cristina Carvalho.
Além do acervo literário, o roteiro conta há 18 anos com a parceria do Museu da Família Colonial. Por meio do programa “Museu Vai à Escola”, os estudantes também recebem conteúdos voltados à difusão da história da colonização de Blumenau, unindo leitura e patrimônio histórico em uma única visita.
A coordenação do projeto está há 33 anos sob responsabilidade da servidora Verena Pellis Kirsten, que acompanha a Kombi em cada viagem rumo às comunidades escolares.
Vila Itoupava: EM Frederico Sievert, EM Carlos Manske, EBM Bilíngue Vereador Erno Bublitz e EIM Willy Muller.
Itoupava Central: EIM Dr. Blumenau e EIM Bilíngue Alves Ramos.
Progresso: EIM Capitão Euclides de Castro.
Fortaleza: EM Bilíngue Alwino Dorow.
Mín. 22° Máx. 40°