
Moradores do bairro Passo Manso, em Blumenau, manifestaram preocupação com a possibilidade de uma creche para crianças de 0 a 5 anos ser instalada nas dependências da Escola Municipal Annemarie Techentin. A informação teria sido repassada recentemente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) à comunidade escolar, às vésperas do início do ano letivo.
Pais, professores e representantes da escola temem que a mudança comprometa espaços pedagógicos já utilizados pela unidade, o que poderia impactar a qualidade do ensino oferecido aos alunos do ensino fundamental. Segundo a comunidade, ambientes destinados a projetos educacionais poderiam ser reduzidos ou adaptados para receber a educação infantil.
“Diante dessa decisão, entendemos que os estudantes da Annemarie poderão ser diretamente prejudicados, com a perda de espaços pedagógicos essenciais e, consequentemente, da qualidade do ensino”, afirmou uma moradora da comunidade.
O presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola, Ricardo Goetten, também demonstrou preocupação. Segundo ele, a integração de uma creche ao espaço da unidade escolar pode inviabilizar projetos pedagógicos.
“A gente sabe que irá prejudicar bastante os nossos alunos, pois vamos ter que dividir o espaço, e alguns projetos terão que ser paralisados”, explicou.
A Escola Municipal Annemarie Techentin, localizada na rua Josephina Rausch Reiter, passou por uma obra de ampliação que se estendeu por cerca de três anos.
A reforma qualificou a estrutura física da instituição e ampliou as possibilidades pedagógicas, com a criação de espaços como Clube de Matemática, Clube de Ciências, sala multifuncional, sala de artes e auditório.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que a ampliação da Escola Municipal Annemarie Techentin está em processo de avaliação, levando em consideração a necessidade da comunidade e a demanda por vagas na região.
A Semed destacou que o atendimento aos estudantes já matriculados na instituição não sofrerá alterações. A secretaria também informou que as matrículas para a abertura de novas turmas de 1º ano já estão em andamento, para atender a demanda da escola.
Mín. 20° Máx. 34°