
Na próxima terça-feira (10), acontece em Blumenau, o último Seminário Mesorregional de Gestão de Desastres. O evento será realizado no Centro Empresarial de Blumenau (CEB) e reunirá representantes de Blumenau e Rio do Sul, encerrando o calendário de encontros no estado.
Os seminários têm sido promovidos em diferentes regiões de Santa Catarina para fortalecer a capacidade de resposta dos municípios, qualificar equipes locais e ampliar a integração entre o estado e as prefeituras diante de situações de emergência e desastres.
Durante o encontro, serão abordados temas estratégicos como a avaliação pós-ação do 1º Simulado Geral, monitoramento e emissão de alertas, decretação de situação de emergência, itens de assistência humanitária, atuação em ocorrências com produtos perigosos e orientações iniciais para o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres.
Além das palestras técnicas, o evento contará com mesas de atendimento, voltadas ao esclarecimento de dúvidas operacionais e ao aprimoramento do planejamento municipal.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Até o momento, os seminários já passaram pelas cidades de Maravilha, Concórdia, Lages, Florianópolis e Joinville, reunindo gestores, coordenadores municipais e regionais de Proteção e Defesa Civil, prefeitos e representantes de diversos municípios.
Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), ao todo, cerca de 600 participantes já integraram os encontros promovidos no estado.
"Esse último seminário fecha um ciclo muito importante de qualificação. Percorremos o estado fortalecendo a integração entre o governo do estado e os municípios, aliando procedimentos e qualificando as equipes locais. A prevenção começa antes do desastre acontecer, com a informação, a capacitação e o trabalho conjunto", explica o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Os Seminários Mesorregionais fazem parte da preparação para o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina, previsto para 1º de março de 2026.
A iniciativa deverá envolver todos os municípios catarinenses, visando testar protocolos, fluxos de comunicação e a capacidade de resposta integrada do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Mín. 21° Máx. 35°