
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagrou nesta sexta-feira (6), uma operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos para emagrecimento, conhecidos popularmente como 'canetas emagrecedoras'. A ação ocorreu em Gaspar, no Vale do Itajaí, e resultou na apreensão de substâncias em uma casa no bairro Gasparinho.
A operação teve início após o recebimento de uma denúncia anônima. A partir disso, o Setor de Investigação da Polícia Civil passou a monitorar o suspeito e constatou a venda de um medicamento injetável para emagrecimento denominado 'Retatrutide'. Segundo a investigação, a comercialização era feita por meio das redes sociais do investigado.
Com base nos elementos apurados, a Justiça expediu mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na residência do suspeito. No local, os policiais encontraram a mesma substância anunciada nas redes sociais. O investigado não estava em casa no momento da ação, mas todo o material localizado foi apreendido.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Diante dos fatos, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias da comercialização ilegal do medicamento e a possível responsabilidade criminal do suspeito.
O delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, faz um alerta à população sobre os riscos da compra de medicamentos por meios informais, especialmente pelas redes sociais.
Ele reforça que produtos vendidos sem prescrição médica e sem garantia de procedência podem ser falsificados, não autorizados pela Anvisa, armazenados de forma inadequada ou conter substâncias nocivas, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Mín. 21° Máx. 35°