
Santa Catarina registrou a abertura de mais de 256 mil empresas entre janeiro e outubro de 2025, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc). A maior parte dos novos negócios é composta por microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que somam 95% das inscrições. Entre os setores mais ativos estão comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos.
O segmento de comércio e reparação de veículos lidera a abertura de empresas em 2025, com 45 mil novos CNPJs. Em seguida vêm transporte (37,8 mil), indústria de transformação e atividades administrativas (25,5 mil cada), construção civil (23,1 mil) e atividades profissionais, científicas e técnicas (22,7 mil).
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Economia aquecida impulsiona novos negócios
Segundo o Governo Estadual, o crescimento econômico de Santa Catarina, com alta de 4,9% do PIB em 2025, contribui para o aumento da formalização de empresas. O baixo desemprego e o consumo acelerado fortalecem especialmente a abertura de micro e pequenas empresas.
Desburocratização estimula empreendedorismo
Entre as ações para facilitar a criação de empresas está a simplificação dos processos como, por exemplo, o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, que permite que empresas de baixo risco começarem a operar apenas por autodeclaração, sem necessidade de autorizações públicas.
Outra medida é o Programa Descomplica CBMSC, que reduziu o prazo de análise de projetos de prevenção e segurança contra incêndio para apenas um dia, tornando mais ágil a abertura e regularização de empresas em todo o estado.
Concessão do Biergarten de Blumenau é concluída e segue para assinatura de contrato
MPSC garante ressarcimento de R$ 483 mil após contratações ilegais na URB entre 2003 e 2005
Mín. 18° Máx. 30°