
A formação de uma frente fria combinada a um ciclone extratropical em alto mar deve provocar tempestades com vendavais, chuva intensa e ressaca em Santa Catarina nesta sexta-feira (7). O alerta é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), que aponta risco alto a muito alto para ocorrências em todo o estado.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e ganham força ao longo da tarde. O Grande Oeste e os Planaltos devem ser as regiões mais afetadas por tempestades severas, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h. À noite, os temporais avançam para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

O risco é de destelhamentos, queda de árvores e galhos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas. Na madrugada de sábado (8), o risco de temporais diminui, mas o vento sul deve seguir forte, com rajadas que podem chegar novamente a 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas.
Com isso, o mar deve ficar muito agitado, com ondas entre 3,5 e 4,5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis, e entre 2,5 e 3,5 metros no Litoral Norte. O risco de ressaca e erosão costeira é considerado elevado. A tendência é que a agitação marítima diminua gradualmente na noite de sábado, conforme o ciclone se afasta da costa.
Recomendações da Defesa Civil:
Evite ficar ao ar livre durante tempestades ou ventos fortes;
Não se abrigue próximo a árvores, placas e postes de energia;
Evite trafegar em áreas alagadas;
Suspenda atividades de navegação, pesca e banho de mar.
A SPDC orienta a população a acompanhar os boletins e alertas meteorológicos oficiais pelo site e redes sociais do órgão.
Obras de duplicação da BR-470 alteram o trânsito em Gaspar a partir desta sexta-feira
Câmara de Blumenau desiste de sede no Garcia e decide manter projeto no Centro Histórico
Ciclone extratropical deve provocar temporais e ventos acima de 80 km/h em SC
Mín. 18° Máx. 30°