
Os cemitérios municipais de Gaspar se preparam para receber cerca de 6 mil pessoas neste domingo (2), Dia de Finados. Para garantir que os visitantes encontrem os espaços limpos, organizados e acolhedores, o município intensificou as ações de manutenção e melhorias, coordenadas pela Diretoria de Cemitérios, ligada à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A força-tarefa incluiu limpeza, reparos na estrutura e instalação de tendas e novas cadeiras para maior conforto. Uma novidade deste ano é a produção interna de mais de 200 tampas de concreto para jazigos, antes cobradas dos familiares. De acordo com a Prefeitura, as ações foram feitas com os recursos arrecadados pelas taxas de utilização dos cemitérios, totalizando cerca de R$ 150 mil investidos desde o início do ano.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Além das melhorias estruturais, como a instalação de 26 refletores de LED e uma nova rede de internet gratuita, os cemitérios receberam equipamentos e materiais de manutenção, como rompedor, roçadeiras, carrinhos de mão e latas de tinta. Desde maio, também está autorizada a colocação de flores, medida que tornou os locais mais acolhedores.
Apesar do grande movimento, não haverá alterações no trânsito. A Superintendência de Trânsito (Ditran) estará no local para orientar os motoristas, especialmente na Rua Barão do Rio Branco, no bairro Santa Terezinha.
A Prefeitura também reforça cuidados com a prevenção da dengue: flores devem ser colocadas em vasos ou floreiras perfurados e preenchidos com terra, evitando água parada, e velas não devem acumular líquidos. Mangueiras só podem ser usadas quando não houver outras pessoas aguardando o ponto de água, e baldes são recomendados. O uso de lava jato para limpeza dos jazigos é proibido.
Fotos: Halloween une vizinhos e diverte crianças em ruas de Blumenau
Bombeiros controlam incêndio em casa abandonada no bairro Passo Manso, em Blumenau
Mín. 18° Máx. 30°