
Uma nova frente fria avança por Santa Catarina a partir desta sexta-feira (17), trazendo instabilidade, temporais isolados e acentuada queda nas temperaturas em todas as regiões do estado. O alerta é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que chama atenção para o risco de chuvas intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A instabilidade começa pela região Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul ainda na tarde de sexta, e se espalha gradualmente pelas demais regiões catarinenses. No sábado (18), a chuva começa a perder força no interior, mas ainda persiste no Litoral, especialmente no Sul do estado.
Com a passagem da frente fria, o vento sul ganha força, principalmente nas regiões Leste e Sul. São esperadas rajadas entre 50 e 70 km/h, podendo chegar a 80 km/h no Litoral e áreas serranas. O mar também ficará agitado, com ondas entre 2 e 3 metros e risco de ressaca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
As temperaturas ficam mais amenas entre sexta e sábado devido à nebulosidade, mas a queda mais significativa ocorre no domingo (19), com a chegada de uma massa de ar frio. As mínimas devem variar entre 7°C e 10°C na maior parte do estado, e podem chegar a 5°C na Serra. À tarde, os termômetros não devem passar dos 18°C a 21°C.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança durante os períodos de instabilidade:
Evite ficar ao ar livre durante temporais e procure abrigo longe de janelas ou objetos que possam ser arremessados;
Não transite próximo a árvores, placas, muros e postes durante ventos fortes;
Em caso de alagamentos, não atravesse ruas ou pontes submersas;
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos oficiais, já que as condições podem mudar rapidamente.
As atualizações estão disponíveis no site e nas redes sociais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Blumenau lança BluLibras, serviço 24h e gratuito de tradução em Libras nos atendimentos públicos
Operação Jogo Justo identifica irregularidades em 660 comércios de SC
Mín. 21° Máx. 31°