Uma falha no sistema interligado nacional de energia causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões de Santa Catarina na madrugada desta terça-feira (14). Segundo a Celesc, o problema teve origem fora da rede estadual e afetou cerca de 88 mil unidades consumidoras.
De acordo com a concessionária, às 00h31 houve a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo automático de proteção acionado em casos de falhas severas no sistema elétrico. A medida foi consequência de uma explosão seguida de incêndio em um reator instalado na subestação Bateias, localizada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR).
A ocorrência resultou no desligamento da linha de transmissão de 525 kV entre Bateias e Curitiba Leste e desencadeou, em seguida, uma série de desligamentos em cascata nas interligações entre as regiões Sul e Sudeste do país. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo controle do Sistema Interligado Nacional (SIN).
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Embora a rede atingida não pertença à Celesc, o impacto foi sentido em Santa Catarina, especialmente nas regiões de Itajaí, Rio do Sul, Blumenau e Angelina, na Grande Florianópolis. O fornecimento de energia começou a ser normalizado às 01h42, após autorização do ONS para o religamento das cargas afetadas.
Conforme a Celesc, o ERAC é um conjunto de ações coordenadas que busca preservar a estabilidade do sistema elétrico nacional em situações de falhas graves ou desequilíbrio entre a geração e o consumo de energia. Nesses casos, o restabelecimento da carga depende de autorização expressa do ONS.
CPI do Esgoto de Blumenau: veja o que disseram representantes da Agir e do Samae durante a reunião
OAB Blumenau lança cartilha para promover conscientização sobre direitos dos animais
Mín. 14° Máx. 29°