A Câmara Municipal de Gaspar encaminhou ao Ministério Público Federal um ofício cobrando providências urgentes para garantir a segurança dos moradores do bairro Margem Esquerda, que enfrentam riscos diários ao atravessar a BR-470, especialmente na altura da Rua Albertina Maba.
Apesar do crescimento urbano na região, não há passarela ou travessia segura no trecho, obrigando pedestres a se arriscarem na rodovia para acessar serviços básicos como escolas, unidades de saúde, mercados e farmácias. A falta de estrutura adequada já resultou em diversos acidentes graves e mortes, gerando indignação na comunidade. O caso mais recente aconteceu em junho, quando uma idosa, de 75 anos, morreu atropelada por um caminhão enquanto tentava atravessar a BR.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Desde 2020, a Câmara vem solicitando melhorias ao DNIT, mas nenhuma das moções e requerimentos recebeu resposta. O novo documento sugere como solução imediata a construção de uma passarela para pedestres, medida simples já adotada em outras regiões com características semelhantes.
Em junho, ao AJ Notícias, o DNIT disse que o contrato atual referente à duplicação da BR-470 não prevê a construção de passarela no trecho. Contudo, "o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esclarece que está estudando a inclusão dessa estrutura em um novo contrato futuro, como medida de segurança e melhoria da mobilidade para a população local".
Incêndio mobiliza bombeiros de várias cidades para conter fogo em empresa de Guabiruba
Batida entre duas motocicletas deixa duas pessoas feridas em Gaspar
Homem é flagrado tentando furtar residência e acaba preso pela PM em Blumenau
Mín. 14° Máx. 29°