Com o crescimento dos casos de intoxicação por metanol em várias regiões do Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, emitiu um alerta à população sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas falsificadas e orientações para identificar possíveis adulterações.
Apesar de ainda não haver registros suspeitos em Santa Catarina, o Ministério da Saúde classificou a situação como um Evento de Saúde Pública. Em resposta, o Governo do Estado intensificou os protocolos de atendimento, disponibilizando antídotos e reforçando a rede de assistência médica.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O metanol é altamente tóxico e pode provocar consequências graves mesmo em pequenas doses. Entre os sintomas estão dores de cabeça, tontura, visão turva e mal-estar nas primeiras horas após o consumo. Com a progressão da intoxicação, podem surgir dificuldades respiratórias, distúrbios visuais severos, convulsões, coma e até a morte.
A manifestação dos sintomas geralmente ocorre entre 6 e 24 horas após a ingestão da bebida contaminada. Diante de qualquer suspeita, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, levar a embalagem da bebida para análise. O CIATox-SC (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina) está disponível 24h pelo telefone 0800 643 5252.
A Vigilância Sanitária de Rio do Sul orienta a população a ficar atenta a sinais de falsificação nas embalagens e características do produto:
Lacres desalinhados ou mal colocados
Rótulos com erros de ortografia, impressão ou ausência de informações obrigatórias
Garrafas com aparência reutilizada ou de baixa qualidade
Cor anormal ou presença de partículas na bebida
Odor forte ou semelhante a solvente
Preço muito abaixo do valor de mercado
No caso de bebidas como vodka, gin e cachaça, a transparência do líquido também é um fator importante: qualquer turvação deve ser vista com desconfiança.
A melhor forma de se proteger é comprando bebidas alcoólicas somente em locais confiáveis, sempre exigindo nota fiscal. Desconfie de promoções com preços muito baixos, que podem indicar adulteração.
As denúncias sobre a venda de bebidas suspeitas podem ser feitas de forma anônima. A participação da comunidade é fundamental para evitar novos casos.
PROCON Municipal: (47) 3531-1212
Vigilância Sanitária de Rio do Sul: (47) 3300-0998
Polícia Civil: (47) 3526-3050
Disque Denúncia: 181
Mulher é resgatada após deixar pedido de socorro em papel higiênico em Gaspar
Blumenau mantém saldo positivo de empregos e ultrapassa 4,3 mil novas vagas neste ano
Mín. 18° Máx. 30°