Santa Catarina iniciou o mês de outubro com uma série de ações voltadas à saúde da mulher, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma das principais novidades deste ano é a estreia da Unidade Móvel da Saúde da Mulher, que vai circular por todas as 17 regionais de saúde oferecendo mamografias e ultrassonografias para mulheres que estão na fila de espera do SUS.
A estrutura móvel começa seu trajeto nesta sexta-feira (3) pelos municípios de Dionísio Cerqueira e Lages. Equipada com mamógrafo digital, ultrassom e equipe multiprofissional, a unidade pretende facilitar o acesso ao diagnóstico, especialmente em regiões com menor cobertura de exames.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Além da carreta, os hospitais da rede estadual também intensificam neste mês as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, só em 2024, foram realizados mais de 170 mil exames de mamografia, um crescimento de 13% em relação a 2022. No mesmo período, cerca de 3,2 mil mulheres receberam o diagnóstico da doença. Ainda, de acordo com o Governo do Estado, atualemente, 72% das cirurgias contra o câncer de mama são realizadas em até 60 dias.
Justiça dá 180 dias para governo de SC apresentar estudos sobre volta das câmeras corporais na PM
Câmera de segurança registra acidente que matou mulher em Blumenau
Mín. 18° Máx. 23°