Com foco na modernização da segurança escolar, a Secretaria de Educação de Indaial e a Polícia Militar (PMSC) lançaram, nesta segunda-feira (29), o Programa de Monitoramento com Reconhecimento Facial nas Escolas Municipais.
A iniciativa representa um reforço da segurança escolar e integra o projeto de cercamento digital do município. Ao todo, foram instaladas 687 câmeras de videomonitoramento em todas as escolas e unidades de educação infantil da rede municipal, com o objetivo de ampliar o controle de acesso e a vigilância nas instituições de ensino.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Além das câmeras, o sistema conta com 41 dispositivos Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), capazes de realizar reconhecimento facial e identificar pessoas com mandados de prisão em aberto. O projeto também inclui a instalação de botões de pânico, postes metálicos de segurança e a criação de uma sala de videomonitoramento dedicada ao acompanhamento em tempo real das imagens.
Entre os principais benefícios apontados pelas autoridades estão a proteção de alunos, professores e colaboradores, o monitoramento de movimentações atípicas ou suspeitas, e o fortalecimento da integração entre as escolas e as forças de segurança, o que permite uma resposta mais ágil em situações de risco.
Justiça dá 180 dias para governo de SC apresentar estudos sobre volta das câmeras corporais na PM
Câmera de segurança registra acidente que matou mulher em Blumenau
Mín. 17° Máx. 25°