A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oficializou nesta segunda-feira (29) a assinatura do contrato com o Instituto Maria Schmitt (IMAS), organização social selecionada para assumir a gestão e operação do Hospital Universitário.
Com o contrato, a FURB transfere a responsabilidade operacional da unidade hospitalar ao IMAS, que será responsável por implantar e executar gratuitamente serviços de saúde destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas modalidades de Pronto Atendimento, Hospital-Dia Cirúrgico e Apoio Diagnóstico e Terapêutico.
A previsão é de que os atendimentos comecem até o dia 17 de novembro, conforme previsto em edital. A vigência inicial do contrato é de dez anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. A universidade continuará como supervisora do contrato, com autoridade para aplicar sanções em caso de descumprimento das obrigações.
Durante a cerimônia, a reitora da FURB, Márcia Sardá Espindola, destacou em entrevista ao AJ Notícias, a relevância do momento para a universidade e para a comunidade regional.
"Essa obra foi concluída em 2012 com recursos públicos e até então não tinha sido colocada em funcionamento. Hoje entregamos uma unidade de saúde hospitalar para toda a comunidade de Blumenau e região. Além disso, essa parceria nos permite ampliar nossas aulas práticas, já que o contrato garante exclusividade de estágio para os estudantes da FURB. É um dia muito importante na formação dos nossos acadêmicos e na entrega que faremos à comunidade".
A contratação do IMAS marca um avanço na oferta de serviços públicos de saúde em Blumenau, especialmente na região Norte, onde está localizado o hospital. Segundo o prefeito Egidio Ferrari (PL), esse é um avanço concreto na estrutura da saúde do município.
"A nossa cidade terá um novo hospital, com atendimentos 24 horas e pronto atendimento. Isso representa um aumento de pelo menos 30% na capacidade de atendimento de pronto-socorro. Além disso, vamos iniciar com cerca de 350 cirurgias por mês e 400 cirurgias ambulatoriais, fora todos os exames e atendimentos gerais. São décadas de espera, e agora Blumenau ganha um hospital completo, com funcionamento 24 horas".
O prefeito também informou que a prefeitura irá investir cerca de R$ 1,5 milhão por mês para manter o atendimento de urgência e emergência na unidade.
"Quando falamos em saúde, o tempo é nosso inimigo. Precisamos chegar rápido às pessoas. Esse hospital é mais um passo concreto nesse compromisso com a população".
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O diretor-presidente do Instituto Maria Schmitt, Walmiro Charão Junior, afirmou que a organização já iniciou o trabalho de levantamento estrutural e diálogo com os órgãos de vigilância sanitária, com foco em iniciar os atendimentos ainda na segunda quinzena de novembro.
"Já temos o diagnóstico das adequações necessárias, inclusive estruturais. A ideia é começar com atendimentos em áreas como ortopedia, urologia, exames de imagem, cirurgias de pequeno e médio porte. Nossa prioridade será oferecer um serviço com celeridade, resolutividade e atendimento humanizado".
Mín. 17° Máx. 25°