
A cada 21 dias, em média, um motociclista morre no trânsito de Blumenau. O dado faz parte do balanço da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), divulgado nesta segunda-feira (29).
Ao todo, já foram registradas 15 mortes no perímetro urbano da cidade, sendo 13 de motociclistas e duas de pedestres.
Diante do cenário preocupante, o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, afirma que a secretaria está elaborando um Plano de Educação Prático para tentar reduzir os sinistros e óbitos envolvendo motociclistas.
"Estamos elaborando um Plano de Educação Prático, focado em risco e contínuo, para reduzir os sinistros e óbitos envolvendo motociclistas em Blumenau, já que eles representam a maioria das vítimas fatais. A imprudência e a falta de atenção são as principais causas", explica.
De acordo com o secretário, o plano é dividido em três fases, com ações para motociclistas e os demais condutores.
"Abordagem dos agentes de trânsito em conjunto com a Policia Militar, através da Escola Pública de Trânsito (foco em motociclistas). Esta fase visa aprimorar as habilidades técnicas, a conscientização dos motociclistas e promover a empatia dos motoristas de carro. A segunda etapa terá campanhas de conscientização integradas (foco em todos os condutores), através de ações de comunicação diretas, visuais e veiculadas em horários e locais críticos. Já a terceira fase terá intervenções em locais de alto risco (foco em engenharia e educação), com implementação de educação e reforço de regras nos pontos críticos. Nossa intenção é iniciar essas ações durante a Oktoberfest", detalha.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A vítima mais recente foi Rafaela Batista Pinto, de 32 anos, que morreu na tarde de sexta-feira (26) em uma batida entre moto e caminhão na Rua Gustavo Zimmermann, no bairro Itoupava Central.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Rafaela não resistiu ao impacto e morreu no local. Um homem que estava na garupa da motocicleta foi socorrido e encaminhado ao hospital.
Imagens de câmera de segurança registraram o acidente. O vídeo mostra a moto em movimento no momento em que um caminhão faz uma conversão, sendo atingida na carroceria.
Mín. 18° Máx. 29°