Um novo golpe tem atingido usuários do SUS em Rio do Sul, no Alto Vale, com criminosos se passando por funcionários de postos de saúde para cobrar por exames que são oferecidos gratuitamente pelo sistema público. Por isso, a Prefeitura emitiu um alerta nesta quinta-feira (25) para chamar atenção ao caso.
De acordo com o município, um dos casos mais recentes ocorreu no bairro Laranjeiras, onde um morador recebeu uma ligação supostamente vinda do posto de saúde local. O criminoso afirmava que ele precisava realizar exames médicos e exigia o pagamento de 10 parcelas de R$ 170. O paciente, desconfiado, procurou a unidade de saúde e confirmou que a informação era falsa.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Casos semelhantes também foram relatados no bairro Progresso, onde servidores informaram que outros usuários procuraram o posto após receberem mensagens com cobranças indevidas.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que todos os exames e procedimentos oferecidos pelo SUS são totalmente gratuitos e que nenhuma unidade de saúde está autorizada a cobrar valores dos pacientes. A orientação da prefeitura é que os moradores fiquem atentos a ligações suspeitas ou tentativas de cobrança, e que relatem imediatamente qualquer situação semelhante às autoridades.
Palmeiras volta a derrotar o River e chega à semifinal da Libertadores
Câmara mantém nome 'Guarda de Trânsito' e rejeita mudança proposta pela Prefeitura
Mín. 13° Máx. 19°