Promover o bem-estar de estudantes e educadores é a proposta do programa Vida na Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O programa oferece atendimento psicológico nas 41 escolas de ensino fundamental da rede municipal, com o objetivo de fortalecer a saúde mental no ambiente escolar e apoiar tanto quem aprende quanto quem ensina.
A iniciativa terá um investimento de R$ 6 milhões para o período de um ano e prevê a formação de equipes de trabalho compostas por 50 psicólogos e assistentes sociais contratados, que vão atuar oferecendo atendimento, escuta e acolhimento psicológico aos alunos e professores.
Enquanto os psicólogos desenvolvem a mediação de conflitos e o fortalecimento das habilidades socioemocionais nos beneficiados, os assistentes sociais serão um elo entre a escola, família e a rede de serviços públicos, a fim de enfrentar as situações de vulnerabilidade social que interfiram a vida no ambiente escolar.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
No decorrer do programa, a ação tratará de assuntos como direitos da criança e do adolescente, prevenção à violência, promoção da cultura da paz, empatia, autoconhecimento e resolução de conflitos. Para isso, a equipe do Vida nas Escolas utilizará subsídios educacionais, como jogos, cartilhas, palestras, oficinas, rodas de conversa, peças de teatro, vídeos e podcasts.
A estimativa é de que a campanha atenda mais de 27 mil alunos e quase 2 mil professores. Para garantir a manutenção, eficácia e desenvolvimento do projeto, haverá um setor de acompanhamento e monitoramento para registro das ações, balanços, reuniões e relatórios periódicos.
Adolescentes de 15 a 19 anos já podem se vacinar contra o HPV em Brusque
Mais um acidente é registrado na BR-470 em Indaial nesta terça-feira
Após atuar no combate ao crime, K9 Vegas se aposenta e aguarda por um novo lar
Mín. 16° Máx. 26°