
Até o dia 15 de dezembro, adolescentes de 15 a 19 anos de Brusque, no Vale do Itajaí, podem se vacinar contra o HPV. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa é a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para receber a vacina basta procurar a Unidade de Saúde (UBS) de referência com carteira de identidade e cartão de vacina. Menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso a unidade não tenha sala de vacina, pode-se procurar a UBS mais próxima. A vacina contra o HPV é segura e fundamental na prevenção de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A meta do Ministério da Saúde é alcançar 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, de 9 a 14 anos. Desde de 2024, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes, substituindo os modelos anteriores de duas aplicações. A medida segue recomendações internacionais que visam eliminar o câncer de colo de útero até 2030.
Para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema permanece em três doses. A mesma regra também vale para usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Cartão do SUS será unificado com dados de CPF do usuário
Procon Móvel de Blumenau atende moradores do bairro Garcia nesta quarta-feira
Oktoberfest Blumenau impulsiona vendas de trajes típicos e empresas contratam temporários
Mín. 22° Máx. 36°