18°C 30°C
Blumenau, SC

Balneário Camboriú promove neste sábado a 9ª edição da Hora do Mamaço com foco na amamentação

A programação é gratuita e aberta ao público, voltada especialmente para gestantes, mães, familiares e profissionais da saúde.

15/08/2025 às 18h50 Atualizada em 16/08/2025 às 11h36
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste sábado (16), Balneário Camboriú realiza a 9ª Hora do Mamaço, evento dedicado à valorização da amamentação e ao fortalecimento dos vínculos familiares. A ação, organizada pelo Posto de Coleta de Leite Humano e promovida pela Secretaria de Saúde, acontecerá das 9h às 16h no Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), localizado na Rua México, no bairro das Nações.

A programação é gratuita e aberta ao público, voltada especialmente para gestantes, mães, familiares, profissionais da saúde e demais interessados em apoiar o aleitamento materno. Para participar, basta comparecer ao local durante o horário do evento.

A iniciativa faz parte da campanha Agosto Dourado, que destaca a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. 

Durante o dia, os participantes poderão aproveitar rodas de conversa, orientações com profissionais, atividades recreativas e práticas integrativas em saúde. Um dos pontos altos do evento será o momento coletivo de amamentação, simbolizando apoio e união em torno dessa causa.

Além de alimentar, o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê e contribui para o desenvolvimento físico e emocional. Já para as mães, a amamentação ajuda na recuperação pós-parto e reduz o risco de doenças como câncer de mama, de ovário e diabetes.

✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp

A Hora do Mamaço busca, acima de tudo, conscientizar a sociedade sobre a importância de apoiar e promover a amamentação como um ato de amor, saúde e cuidado.

Preparação e acompanhamento

Sabendo da importância da amamentação e também das dificuldades encontradas por algumas mães durante este período, o NAM oferece acompanhamento para as gestantes durante todo o ano. Segundo a enfermeira Tatiana da Cruz, ainda nas consultas de pré-natal é feito um trabalho de orientação para as mães e seus parceiros.

Além disso, quando uma mãe apresenta dificuldade em amamentar, é feito o atendimento destas mulheres em grupos, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no próprio NAM, quando são trabalhadas atividades educativas e também um espaço de escuta, onde cada mãe pode expor suas queixas. 

Leia mais notícias de Blumenau e região

Dengue já causou 16 mortes em Santa Catarina em 2025

Com atleta de Blumenau, Brasil disputa ouro no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Homem sofre queda de telhado de galpão e é resgatado com ferimentos graves no Alto Vale

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários