A Seleção Brasileira de handebol feminino disputa nesta sexta-feira (15), a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai. Entre as jogadoras que integram a equipe está Maria Clara Martins de Oliveira, armadora direita do Handebol Feminino de Blumenau (Abluhand/SME Blumenau).
O Brasil está invicto nos Jogos Pan-Americanos. Na primeira fase, venceu todos os confrontos e garantiu a liderança da Chave A. Nas semifinais, atropelou o Uruguai por 27 a 8 e avançou para a final. Com isso, já garantiu pelo menos a medalha de prata na modalidade.
A final será disputada às 20h contra a Argentina, que eliminou o Paraguai nas semifinais. Pouco antes, às 17h, Uruguai e Paraguai disputam a medalha de bronze.
Quatro atletas de Blumenau foram convocados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025: Daniel Passold Filho e Giulia Alves, do remo; Maria Clara, no handebol; e Luana de Moura (atletismo). Além deles, o treinador Roque Zimmermann, do remo, também representou o país na competição.
Remadores do Clube Náutico América/SME Blumenau, Daniel e Giulia já encerraram a participação nos Jogos e retornam para Blumenau com quatro medalhas. Daniel conquistou três, sendo uma de ouro (double skiff) e duas de prata (four skiff e oito com timoneiro), enquanto Giulia garantiu o bronze na prova oito com timoneiro.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Já Luana de Moura estreia na competição na segunda-feira (18). Atleta da Associação Atletismo de Blumenau (AABLU/SME Blumenau), ela disputará a prova do salto com vara, que reunirá as 12 melhores atletas das Américas.
O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Júnior, com 100 medalhas conquistadas, sendo 47 de ouro, 25 de prata e 28 de bronze. Os Estados Unidos aparecem na segunda colocação, com 55 medalhas (14 ouros, 21 pratas e 20 bronzes), seguidos pela Colômbia, com 32 medalhas (14 ouros, 11 pratas e sete bronzes).
O Brasil busca o bicampeonato dos Jogos. Na primeira edição da competição, disputada em Cali (Colômbia), o país ficou na primeira colocação com 164 medalhas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.
Com cobertura vacinal em queda, risco de retorno da paralisia infantil preocupa autoridades
Rompimento de tubulação afeta abastecimento no bairro Badenfurt, em Blumenau
Mín. 13° Máx. 23°