
Fieis de diversas partes do Brasil e de diferentes denominações religiosas estão se preparando para iniciar a Quaresma de São Miguel Arcano, um período de 40 dias de oração, penitência e reflexão, que começa na próxima sexta-feira (15) e segue até o dia 29 de setembro, data em que a Igreja celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
A prática tem ganhado força entre os fieis nos últimos anos, especialmente após o Frei Gilson, de São Paulo, famoso nas redes sociais, iniciar a proposta de rezar nas madrugadas, às 4h. O objetivo é intensificar a vida espiritual e fortalecer a fé por meio da devoção a São Miguel Arcanjo, conhecido como o defensor do povo de Deus e combatente contra o mal.
Durante esse período, os participantes costumam rezar diariamente o rosário, a Ladainha de São Miguel, fazer jejuns, abstinências e, muitas vezes, evitar distrações como redes sociais ou entretenimentos, dedicando mais tempo à oração e ao silêncio interior. Algumas pessoas também montam um altar com a imagem de São Miguel e acendem uma vela todos os dias ao final da oração.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A Quaresma de São Miguel é inspirada na tradição de São Francisco de Assis, que dedicava os 40 dias que antecedem a festa do arcanjo para orações e penitências. Com o passar do tempo, essa devoção se espalhou por comunidades religiosas e grupos de oração, e hoje é praticada tanto individualmente quanto em grupo, dentro e fora das igrejas.
Além do aspecto espiritual, o período é visto como uma oportunidade para reflexão pessoal, renúncia de vícios, cura interior e fortalecimento da fé. Em muitas paróquias, grupos se organizam para rezar juntos diariamente, seja presencialmente ou de forma online.
O padre Rogério Rodrigues, da Paróquia Sagrrado Coração de Jesus, em Gaspar, destaca o sentido desse período espiritual.
“A Quaresma de São Miguel Arcanjo são 40 dias de oração, penitência, dedicadas a São Miguel. Ele, que é o defensor contra todo tipo de mal, é invocado para afastar as forças malignas e proteger os fiéis. Invocamos São Miguel Arcanjo como nosso defensor no combate contra as investidas do maligno”, afirmou o sacerdote, reforçando a importância da fé e da entrega espiritual durante esse tempo de preparação.
Mesmo com revogação, CPI do Esgoto de Blumenau quer explicações sobre aditivo que aumentou tarifas
Mín. 18° Máx. 30°