21°C 31°C
Blumenau, SC

Empreendedores de SC poderão abrir empresas pelo WhatsApp

Medida busca facilitar ainda mais o empreendedorismo e o ambiente de negócios.

08/08/2025 às 16h07 Atualizada em 08/08/2025 às 19h30
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir deste mês de agosto, empreendedores de Santa Catarina poderão realizar o processo de abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp. A medida foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), e busca facilitar ainda mais o empreendedorismo e o ambiente de negócios.

Com a novidade, o empreendedor terá uma série de serviços da Jucesc à disposição no WhatsApp. Além da abertura de empresas, será possível consultar e iniciar processos, bem como emitir certidões. A expectativa da Junta é ampliar o rol de serviços disponíveis nos próximos meses.

Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp

Como vai funcionar

A ferramenta vai funcionar assim: o empreendedor deve iniciar uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665-5924 e solicitar um dos serviços disponíveis. O sistema da Jucesc vai interagir com o empreendedor de forma automática, fazendo perguntas e coletando as respostas, e ao final emitirá o documento oficial solicitado.

Nesta primeira fase, a abertura de empresas contemplará apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como, por exemplo, empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal. A emissão de certidões simplificadas também já está em funcionamento. A Jucesc vai incluir demais serviços nos próximos meses.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Desvio previsto para começar nesta sexta na BR-470, em Blumenau, é adiado para segunda por causa do mau tempo

Jovem morre após parada cardiorrespiratória em oficina mecânica em Blumenau

Câmara de Blumenau cobra prefeitura para evitar perda de R$ 30 milhões destinados à construção de nova Policlínica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários