Além do imposto, taxas como licenciamento e registro também poderão ser quitadas com a nova modalidade. Estimativa do governo prevê economia de R$ 2,2 milhões por ano com tarifas bancárias.
Os motoristas de Santa Catarina já podem pagar o IPVA usando o PIX. A nova opção vale também para taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro, e tem o objetivo de facilitar o processo de pagamento e reduzir a burocracia para os contribuintes.
Com a medida, o estado amplia a utilização do PIX, que já é aceito para o pagamento de tributos como ICMS, ITCMD e taxas da Segurança Pública. O boleto do IPVA agora virá com um QR Code, que poderá ser escaneado para pagamento instantâneo em qualquer instituição financeira não apenas nos bancos credenciados anteriormente.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A nova modalidade faz parte da estratégia de inovação e desburocratização do estado. O uso do PIX deve reduzir os custos com tarifas bancárias pagas pelo governo.
A estimativa é de uma economia anual de R$ 2,2 milhões, considerando que 30% dos pagamentos do IPVA e das taxas sejam feitos por PIX.
Para usar o novo modelo com segurança, o contribuinte deve acessar o Detran Digital, utilizando login via GOV.BR. Apenas por esse sistema será possível gerar o QR Code válido para o pagamento.
Além disso, o pagamento do IPVA segue com as mesmas condições:
Cota única ou parcelamento em até três vezes via PIX ou código de barras;
Parcelamento em até 12 vezes com cartão de crédito.
A Secretaria da Fazenda e o Detran alertam que nenhum QR Code será enviado por e-mail ou SMS. O contribuinte deve gerar seu próprio código apenas dentro do ambiente oficial do Detran Digital ou via assistente virtual Catarina.
De acordo com dados do Banco Central, o PIX já é o meio de pagamento mais usado no Brasil, superando cartões de débito e dinheiro.
Bebê de três dias engasga com leite materno e é socorrido em Blumenau
Em apenas uma semana, três mulheres foram mortas vítimas de feminicídio no Vale do Itajaí
Caminhão tomba em córrego após sair da pista em Rio dos Cedros e deixa pai e filho feridos
Mín. 14° Máx. 18°