O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou 26 homens por maus-tratos a animais, após eles serem flagrados participando de uma rinha de galos em Joinville, no Norte do estado. A denúncia foi apresentada pela 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.
Segundo o MPSC, o caso ocorreu no dia 23 de setembro de 2023, no bairro Paranaguamirim. Por volta das 17h40, a Polícia Militar, com mandado de busca e apreensão, encontrou 22 galos sendo colocados para brigar em um imóvel. A prática é considerada crime ambiental.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Para 24 dos denunciados, o Ministério Público propôs a suspensão condicional do processo. Caso aceitem, cada um deverá pagar R$ 11 mil como forma de reparação. O valor será destinado à criação de uma unidade de triagem de animais silvestres em Joinville, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Os acusados também terão que participar de palestras sobre educação ambiental e posse responsável.
Dois dos envolvidos, por já terem antecedentes criminais, não têm direito ao benefício e responderão a processo judicial. O MPSC também pediu a perda definitiva dos galos e a demolição das instalações usadas para a rinha.
A promotora de Justiça Simone Cristina Schultz classificou a prática como “cruel” e reforçou que os animais serão tratados e, após recuperação, encaminhados para adoção.
Homem morre prensado por árvores em área de reflorestamento no Alto Vale
Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Gaspar, reinaugura campanário em agosto e sinos voltam a tocar
Vídeo: Trabalhador cai em vala de quatro metros e é resgatado pelos Bombeiros em Blumenau