A Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, localizada no bairro Salto, em Blumenau, passará por uma nova etapa de obras entre os dias 18 e 24 de julho. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vai realizar a última fase da instalação de um sistema moderno de decantação, que promete tornar o processo de tratamento mais rápido e eficiente.
Durante o período, a capacidade de produção da ETA 2 será reduzida, o que pode impactar o abastecimento de água em alguns bairros. A estação é responsável por cerca de 70% do fornecimento de água tratada da cidade, o que acende o alerta para possíveis oscilações no fornecimento, especialmente em horários de pico.
A escolha da data não é aleatória: o Samae optou por realizar a intervenção durante o recesso escolar, quando, tradicionalmente, o consumo de água diminui.
Ao final da obra, a ETA 2 deverá ter sua capacidade ampliada em 40 litros por segundo. Com investimento total de R$ 4 milhões, a modernização também deve reduzir a frequência de paradas para limpeza dos filtros, tornando o sistema mais eficiente a longo prazo.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Para minimizar os impactos no sistema de abastecimento durante todo o período das obras, o Samae fará duas ações. A primeira delas é o uso de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios que integram o sistema e ficam em locais distantes da estação.
A segunda medida é a instalação de reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos. Essas estruturas ficarão à disposição da população, que pode retirar a água de maneira livre e gratuita.
Servidores recebem metade do 13º e SC ganha impulso na economia
Polícia Civil queima 400 kg de drogas apreendidas em Itapema
Santa Catarina lidera crescimento de marcas de cachaça no Brasil
Mín. 11° Máx. 20°